Seminário no HGRS destaca a busca da excelência no cuidado ao paciente crítico

27/04/2016 20:09

A busca da excelência no cuidado ao paciente crítico foi o tema do IV Seminário de Enfermagem em Terapia Intensiva. Reunidos no Auditório do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), profissionais da saúde, residentes e graduandos em enfermagem participaram de debates, ao longo desta quarta-feira (27), a respeito de questões que norteiam a assistência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Diretor-geral do HGRS, Antonio Raimundo Pinto de Almeida, na cerimônia de abertura, enfatizou a importância de uma dinâmica bem conduzida na Terapia Intensiva. “O funcionamento eficaz da UTI em um hospital é fundamental. Graças à equipe que aqui está, o Hospital Geral Roberto Santos é referência para o Brasil no tratamento do AVC”, analisou o médico e professor.

Já Jefferson Cruz, diretor de Enfermagem, que acompanha o seminário desde a primeira edição, fez questão de destacar a qualidade dos graduandos e residentes que atuam no Roberto Santos: “o seminário já é um evento do nosso calendário, mas é sempre um prazer ter este momento com vocês. Estão se despedindo, mas espero vê-los depois. Aliás, tenho certeza que estaremos juntos em breve, afinal boa parte do nosso quadro é formada por ex-residentes do HGRS”.

Baseada no empenho do grupo, Carina Picanço – coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde (Coremu) – acrescentou: “no HGRS ou em qualquer outro lugar, vocês serão rapidamente absorvidos pelo mercado. Felizes vão ser as instituições que os tiverem, mas quem mais sairá ganhando com o resultado de um trabalho tão dedicado, sem dúvida, será o usuário do serviço de saúde”. Para a enfermeira, a sensação que surge nesta etapa é a de satisfação pelo dever cumprido.

O IV Seminário de Enfermagem em Terapia Intensiva abordou assuntos como a trajetória da residência; cuidados ao paciente neurológico; contribuições da Unidade de Hemodinâmica do HGRS; nefrointensivismo; manutenção do potencial doador; e classificação de pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva do HGRS. Ao longo do dia, trabalhos foram apresentados para avaliação.

Ascom HGRS
/hgrs/paciente crítico