Governador autoriza construção da primeira policlínica

28/04/2016 20:59
Local onde será construída a Policlínica

Já está em obras a primeira das 28 policlínicas que serão construídas na Bahia por meio de consórcios interfederativos de saúde. O equipamento, que teve a ordem de serviço assinada pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (28), em Teixeira de Freitas, atenderá aos moradores de 13 municípios do extremo sul baiano. A solenidade foi realizada no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde Rui também inaugurou um pavilhão de aulas e área administrativa da UFSB, assinou o termo de cessão de uso de um terreno para nova ampliação da universidade e entregou um caminhão baú para uma cooperativa de produtores rurais.

Rui visitou o terreno onde as máquinas já estão fazendo a terraplanagem para a construção da policlínica e analisou o projeto junto com técnicos. De acordo com ele, a obra é um investimento de aproximadamente R$ 11 milhões, além de R$ 6 milhões em equipamentos. “A policlínica será construída ao lado do Campus de Saúde da UFSB. Serão oferecidas 31 especialidades médicas, além de todos os exames, junto ao laboratório do Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública], marcados por meio dos postos de saúde. A operação será custeada pelo consórcio, que terá ônibus com ar condicionado para trazer os pacientes dos municípios”, explicou.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, afirmou que as policlínicas vão descentralizar e regionalizar a assistência à saúde em todo o estado. As unidades farão a ligação da atenção primária aos serviços de maior complexidade, ajudando a desafogar os hospitais e dando mais resultabilidade à atenção básica, uma vez que reúnem num só lugar diversas especialidades médicas e exames de média complexidade.

Fonte: Secom
Políclinicas/teixeira