Notícias /

CEDAP cria núcleo voltado à inclusão e adesão ao tratamento

29/04/2016 13:25

Visando a melhor adesão e inclusão do usuário, o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) criou o Núcleo de Inclusão e Adesão ao Tratamento (NIAT). O novo setor surgiu da necessidade de manter os usuários nos serviços ofertados pela unidade e evitar o abandono ao tratamento, em conformidade com a meta 90-90-90, estabelecida pela Unaids, que consiste em ter 90% das pessoas com HIV diagnosticada, sendo que 90% deste grupo seguindo o tratamento, e dentre as pessoas tratadas, 90% com carga viral indetectável.

O núcleo está realizando uma busca e identificação de todas as crianças e adultos que foram atendidos e não estão mais frequentando os serviços do Cedap, ou não estão pegando os medicamentos.

Segundo a médica Delvone Almeida, coordenadora do NIAT, o núcleo funcionará articulado com os profissionais de outras áreas da unidade, que identificarão e encaminharão os usuários que estão irregulares no tratamento. “O profissional verifica que não está ocorrendo tratamento como desejado, notifica e encaminha ao NIAT. A gente faz a busca desse paciente”, explica a médica.

A equipe do NIAT é formada por assistente social, médica, psicóloga, terapeuta ocupacional e técnica de enfermagem, que estão atendendo no primeiro andar do Ambulatório de Virologia.

Ascom do Cedap
Cedap/núcleo

Notícias relacionadas