Notícias /

Dia Mundial de Higienização das Mãos comemorado no HEC

03/05/2016 12:40

No dia 5 de maio comemora-se o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Neste dia, os serviços de saúde devem desenvolver ações que reforcem a higiene das mãos como medida principal, para a prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.

No Hospital Estadual da Criança (HEC),em feira de Santana, a data não vai passar em branco. Membros do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), juntamente com a equipe de pedagogia e fonoaudiologia – em parceria com os enfermeirandos das faculdades Anísio Teixeira e Pitágoras -, vão realizar atividades, com dinâmica, em todos os setores da unidade hospitalar para sensibilização dos colaboradores. Serão entregues folders e distribuídos brindes e amostras de álcool gel.

Segundo a enfermeira coordenadora do SCIH do HEC, Vanessa Fonseca, no Brasil, a Anvisa comemora a data no dia 5, associando o quinto dia do mês do quinto mês do ano aos cinco momentos da higiene das mãos. “A prevenção e o controle das infecções hospitalares, entre outras medidas, envolvem uma simples e básica ação que é a higienização das mãos, seja através da lavagem com água e sabão ou através do uso do álcool gel”, explica.

A coordenadora acrescenta: “Apesar das diversas evidências científicas e das disposições legais, observa-se que grande parte dos profissionais de saúde ainda não segue estas recomendações”. Ainda de acordo com Vanessa Fonseca, as mãos constituem a principal via de transmissão de micro-organismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos micro-organismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

Ascom HEC
/hec/higienização

Notícias relacionadas