Notícias /

HGCA realiza atividade sobre a importância da higiene das mãos

04/05/2016 18:45

Em alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, 05 de Maio, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realiza, durante toda a manhã desta quinta-feira, várias atividades no corredor principal da unidade. Trata-se do projeto “Mãos Limpas” que desenvolve ações educativas com temas sobre a prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) com profissionais, estudantes, acompanhantes, visitantes e pacientes.

O dia 5 de maio foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como dia mundial de higiene das mãos, pois esta é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das IRAS. De acordo com Fátima Cruz, sanitarista da CCIH, o maior objetivo do projeto é aumentar a adesão dos profissionais de saúde a pratica de higiene das mãos e dessa forma diminuir substancialmente o risco de infecção hospitalar. “Esperamos que esse projeto venha consolidar ainda mais as ações de melhorias de higiene, pleiteando assim a redução de infecções relacionadas à assistência à saúde e garantia de assistência segura e qualificada aos nossos pacientes”, disse Fátima.

O projeto inclui uma ação de impacto no corredor principal da unidade com distribuição de folders instrutivos direcionados aos acompanhantes/visitantes, profissionais e estudantes, demonstração da técnica de higiene das mãos e discussão da importância da mesma, além de apresentação de vídeos no refeitório para fins de sensibilização sobre o tema. Ainda como parte da programação a equipe da CCIH durante toda a manhã desta quinta-feira vai realizar visitas às unidades assistenciais do HGCA para entrega de brindes e orientação sobre a prática correta de higiene das mãos.

Fonte: Ascom HGCA
/hgca/mãos limpas

Notícias relacionadas