Notícias /

Odontólogos do Iperba realizam extração de dente natal

04/05/2016 12:58

O Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) realizou na última sexta-feira, 29 de abril, a segunda extração de dente em recém-nascido internado na unidade. Nascida com fissuras de lábio e palato, o dente natal é uma situação relativamente comum em recém-nascidos com essa patologia. Devido ao risco de aspiração e deglutição, os dentistas do Iperba foram solicitados para realizar o procedimento, evidenciando assim, a importância da odontologia na instituição.

Observa-se também a relevância do serviço em maternidades, pois determinadas patologias bucais, como doença periodontal, se não tratadas adequadamente podem provocar um parto prematuro, baixo peso do bebê, pré-eclampsia e diabetes. Fazem parte ainda do atendimento odontológico: orientações nutricionais de amamentação e de higiene oral da mãe e do bebê.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Odontologia do Iperba, Roberta Oliveira, as fissuras de lábio e palato são malformações craniofaciais congênitas caracterizadas pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a oitava semana de gestação. As causas dessa malformação ainda são desconhecidas, mas nota-se a existência de aspectos multifatoriais concomitantes, tais como: hereditariedade, carência alimentar, influências psicológicas, doenças infecciosas, idade avançada dos genitores, drogas, radiação ionizante, diabetes materna e fumo.

A recomendação atual é corrigir a fissura labial nas primeiras 72h depois do nascimento para reconstruir o lábio superior e reposicionar o nariz. Já nos casos de fissura palatina, somente por volta de um a dois anos de idade. A equipe de odontologia já encaminhou a bebê para um dos centros de referência em Salvador, Hospital Irmã Dulce, onde a recém-nascida deverá ser acompanhada. Na maioria dos casos o resultado final do tratamento é positivo.

Os profissionais de saúde devem sempre estimular o aleitamento materno e orientar sobre a posição vertical para evitar regurgitação e aspiração. Algumas crianças apresentam maior dificuldade de sucção ao seio e nesses casos pode-se coletar leite materno e oferecê-lo. Hospital Amigo da Criança, o Iperba sempre incentiva e apóia as mães que possuem dificuldade no aleitamento materno, por isso a bebê internada na maternidade está sendo amamentada com leite de sua mãe.

Fonte: Ascom Iperba
/Iperba/dente natal

Notícias relacionadas