Notícias /

Autorizada construção da policlínica de Jequié e região

06/05/2016 17:09

Jequié e região em breve terá uma policlínica com 18 especialidades médicas e exames de média complexidade, como ultrassonografia e endoscopia. A ordem de serviço para a construção do equipamento foi assinada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (6), em visita ao município.

O Governo do Estado investirá R$ 17 milhões nas obras e na aquisição de equipamentos da policlínica, beneficiando mais de 500 mil moradores de 26 cidades. A unidade funcionará no bairro de Mandacaru e o terreno onde será construída já passa por terraplanagem e demarcação. O governador foi conhecer o local e o projeto acompanhado da presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, a primeira-dama Aline Peixoto, do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de outras autoridades. “Estou feliz em estar realizando ações que vão melhorar a vida das pessoas não só de Jequié, mas de toda a região. Esse é um grande momento. Não é só a construção de uma policlínica, não é só uma obra física, é um conceito que estamos mudando. Estamos juntos construindo uma nova história da saúde pública na Bahia”, disse o governador sobre a descentralização da assistência à saúde.

Essa é a segunda policlínica a ter as obras iniciadas no estado. A primeira foi a de Teixeira de Freitas, que atenderá 13 municípios do Extremo Sul. Também já foram licitadas as unidades das regiões de Guanambi, Irecê e Paulo Afonso. No total, o Governo do Estado pretende construir 28 equipamentos desse tipo, que funcionarão por meio de consórcios interfederativos.

De acordo com Fábio Vilas-Boas, o novo equipamento irá permitir que os pacientes que forem atendidos em unidades básicas de saúde possa, quando necessário ter acesso a exames de alta complexidade e consulta com especialistas. “As policlínicas garantirão resolutividade à Atenção Básica”, afirmou o Secretário, que destacou que o serviço em Jequié deverá contar com 15 especialidades médicas.

Visita ao HGPV e UPA de Jequié

Além de participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da Policlínica, também em Jequié, o secretário Fábio Vilas-Boas visitou o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), unidade da Secretaria da Saúde do Estado onde já está em fase de finalização obras de reforma e ampliação.

Com um investimento total de R$9,7 milhões, as novas instalações beneficiarão a população de Jequié e de municípios da região. O hospital ganhará nova emergência adulta e pediátrica, laboratório, serviço de bioimagem e dois pavimentos, sendo um com 40 leitos de Internação Cirúrgica e outro com um bloco cirúrgico com seis salas e duas unidades de terapia intensiva com dez leitos cada.

O HGPV é referência de atendimento para a microrregião de saúde de Jequié, que totaliza 25 municípios com atendimento de urgência e emergência e internação nas especialidades de: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria e Terapia Intensiva.

O Secretário ainda visitou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Jequié. A unidade de porte 1, quando pronta, ficará sob gestão do Estado e terá capacidade de atendimento de 150 pacientes por dia.

Secom/Ascom Sesab
/policlínicas e consórcios/Jequié visita

Secom/Ascom Sesab

Notícias relacionadas