Notícias /

Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do HRDB é bem avaliado

09/05/2016 14:32

A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é a especialidade odontológica que tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, tratamento e controle das enfermidades, traumatismos, lesões, bem como estruturas crânio-faciais associadas. Em fevereiro, o serviço de cirurgia Bucomaxilofacial foi implantado no Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), em Alagoinhas, com a expectativa de que a unidade resolva todos os casos de trauma facial, muito comuns em acidentes com motos, evitando a transferência para hospitais da capital baiana.

O índice de sucesso nos casos atendidos e solucionados pela equipe do Serviço Bucomaxilofacial no HRDB tem projetado o nome da instituição como centro de referência. O setor realiza todo tipo de cirurgia, corrigindo deformidades ósseas na face, na articulação têmporo-mandibular e fraturas diversas, atuando em conjunto com os demais serviços do hospital.

O coordenador do serviço, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Daniel Galvão, garante que a realização das cirurgias no Dantas Bião está contribuindo com a diminuição da sobrecarga enfrentada nos hospitais de Salvador. “É um avanço para Alagoinhas e toda a região, afinal, com o serviço na unidade, os pacientes que são, na maioria, vítimas de acidentes automobilísticos, tem resolvidos seus problemas na unidade, sem a necessidade de irem para outros hospitais”, informou Galvão.

Daniel Galvão destacou ainda o compromisso do Governo da Bahia em avançar na Saúde. “O serviço Bucomaxilofacial veio somar às especialidades existentes no Hospital Dantas Bião, isso revela que o Governo da Bahia quer continuar investindo na Saúde, priorizando os usuários do SUS. Quando recebi o convite do Grupo do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), aceitei de imediato porque sei que o grupo trabalha focado na humanização, onde o paciente está em primeiro lugar”, concluiu.

Avaliação

O trabalhador autônomo João dos Santos sofreu um acidente motociclísitco e precisou da equipe de cirurgiões bucomaxilofacial. Ele aprovou o serviço, destacando o comprometimento da equipe do Dantas Bião com o paciente. “Há um mês sofri um acidente de moto e felizmente fui trazido para o Dantas Bião. Fui bem atendido, passei por cirurgias com a equipe e agora estou aguardando alta hospitalar. Gracas a Deus que tem esse serviço bucomaxilofacial que eu nem sabia que existia. Agradeço ao Governo da Bahia por implantar o serviço aqui em Alagoinhas porque tem contribuído muito e, no meu caso, não precisei ir pra Salvador, foi tudo resolvido aqui mesmo”.

Fonte: Ascom HRDB

/Dantas Bião/bucomaxilo