Notícias /

Dia Mundial da Higienização das Mãos é comemorado no Iperba

10/05/2016 14:22

Em virtude do Dia Mundial de Higienização das Mãos, que acontece tno dia 5 de maio, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (IRAS) preparou, pelo segundo ano consecutivo, uma aula especial para abordar o assunto. A médica infectologista Carmosina Santa Rita falou sobre a importância da lavagem das mãos: “A higienização das mãos deve ser feita de maneira mais constante no dia a dia dos trabalhadores de saúde, porque constitui uma medida mais efetiva e eficaz no controle das infecções, principalmente as relacionadas à assistência a saúde.”

Ainda de acordo com a médica, a higienização das mãos é tão importante que a Organização Mundial de Saúde estabeleceu um dia, no qual as instituições de saúde devem se mobilizar e conscientizar profissionais e comunidade sobre a relevância deste simples ato. Apesar de ser um procedimento simples e fácil, a infectologista afirma que poucas pessoas possuem o hábito de higienizar as mãos com frequência. Nesta perspectiva, foi apresentada a forma adequada de lavar e usar o álcool gel.

Tema atual, a gripe H1N1, conhecida popularmente como gripe suína, também foi abordada na palestra. Na ocasião, foi explicado a forma de transmissão da doença e como as pessoas devem agir para evitá-la. Mais uma vez a higienização das mãos foi citada, visto que é um dos princípios fundamentais para prevenir a H1N1. Para fechar o evento, os convidados puderam participar de um jogo com perguntas e respostas, no qual o acerto valia um frasquinho álcool gel.

Fonte: Ascom do Iperba
Iperba/higienização

Notícias relacionadas