Notícias /

Estratégias de atendimento às crianças com microcefalia foram discutidas na Região Norte de Saúde

10/05/2016 13:03

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) e da Diretoria da Atenção Básica (DAB), esteve no município de Juazeiro esta semana, para visita técnica e promoção da discussão em torno da assistência prestada às crianças com microcefalia, na Região Norte de Saúde.

No encontro com profissionais de saúde dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) e da gestão da Atenção Básica da região foi abordado o fluxo para o diagnóstico e assistência às crianças com microcefalia e as noções básicas de estimulação precoce. Durante o evento, foi possível conhecer as experiências exitosas dos NASF da região, bem como discutir estratégias para viabilizar o melhor atendimento às crianças com microcefalia na Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência (RCPD).

A realização do encontro contou também com a parceria dos profissionais do Centro de Prevenção Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris), além dos profissionais do Núcleo Norte de Saúde, que integram a RCPD da região.

A partir dos novos critérios para notificação de casos suspeitos de microcefalia, adotados pelo Ministério da Saúde, o NRS Norte tem 59 casos notificados, destes 27 confirmados e acompanhados pelos estabelecimentos de saúde presentes no território do Núcleo. Vale ressaltar que na Bahia são 1.048 casos de microcefalia notificados até 25 de abril de 2016 (Informe Epidemiológico de Casos Notificados de Microcefalia nº 17. Bahia, 2016).

A microcefalia atinge recém-nascidos com 37 semanas ou mais, que apresentarem perímetro cefálico ≤ 31,9 cm para meninos e ≤ 31,5 cm para meninas.

Fonte: Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência/Diretoria de Gestão do Cuidado
Microcefalia/atendimento

Notícias relacionadas