A Arte do Cuidar é debatida na abertura da Semana de Enfermagem do HGCA

12/05/2016 18:44

Uma manhã de resgate da história da Enfermagem e de muita emoção para os enfermeiros que participaram da abertura da Semana de Enfermagem do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Com o tema “A arte do cuidar, detalhes que fazem a diferença”, o evento foi realizado no auditório da unidade e contou com a presença de diretores, professores e dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que diariamente se dedicam ao cuidado dos pacientes do maior hospital público porta-aberta de Feira de Santana e região.

A cerimônia de abertura foi realizada pela diretora administrativa do HGCA, Joselice Xavier, pela coordenadora do Serviço Integrado de Atenção a Saúde do Trabalhador (Siast), Evanice Leite e pelas Diretoras de Enfermagem Valéria Duboc e Gislane Marins. Para Gislane, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem desenvolvem um papel extraordinário dentro da unidade. “Diariamente esses profissionais atuam no cuidado dos pacientes de forma humanizada e mesmo diante das dificuldades eles trabalham com amor”, afirmou.

De acordo com o diretor-geral do HGCA, José Carlos Pitangueira, os enfermeiros são os responsáveis por grande parte do funcionamento do HGCA. “Não teríamos como fazer uma boa gestão se não fosse a parceria com os enfermeiros desta unidade. São eles que diariamente colocam a mão na massa cuidando deste hospital”, disse Pitangueira.

No primeiro dia da Semana de Enfermagem todos os participantes puderam refletir sobre o grande papel a eles conferido. Isso pode ser observado durante a palestra da professora da Universidade Estadual de Feira de Santan Marluce Alves, que falou sobre a história da Enfermagem e o avanço da profissão nos dias atuais e também no decorrer da cerimônia da lamparina, realizada pela enfermeira Ana  Souza, coordenadora do Banco de Leite Humano do HGCA.

A semana de Enfermagem do HGCA termina dia 20 de maio e conta com a parceria do Serviço Integrado de Atenção a Saúde do Trabalhador (SIAST), Núcleo de Gestão do Trabalhador em Saúde (NUGETS), Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde (PGRSS), Coordenação do Centro de Educação Permanente (CEPER) com o apoio da diretoria Médica, Administrativa e Geral do HGCA.

Fonte: Ascom/HGCA
HGCA/semana enfermagem