Inaugurada UTI do Hospital Regional de Eunápolis

12/05/2016 17:41

Com investimentos de R$ 2,7 milhões em obras e equipamentos, o governador Rui Costa, juntamente com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas inaugurou, na manhã desta quinta-feira (12), uma UTI adulto com dez leitos no Hospital Regional de Eunápolis, a primeira no município do Sul da Bahia. Os recursos contemplaram ainda a aquisição de ventiladores pulmonares para o novo setor, de equipamentos para o centro cirúrgico da unidade hospitalar e de um tomógrafo. As entregas são resultados de convênios, entre o Governo do Estado e a prefeitura, que totalizam cerca de R$ 3,8 milhões e incluem ainda a reforma de todo o hospital, além da construção de uma ala pediátrica e de uma UTI neonatal, também com dez leitos, ambas com obras físicas já concluídas, faltando apenas serem equipadas.

Segundo o governador, os investimentos fazem parte da estratégia de regionalizar a saúde pública, levando serviços alta complexidade para todas as regiões do estado. “Nós ainda vamos acrescentar aos convênios já feitos a entrega de um arco cirúrgico, que vai ajudar muito no atendimento de traumas na unidade. Os investimentos aqui se somam ao reposicionamento do Hospital Estadual de Porto Seguro, que vai sair de cinco leitos de UTI para dez. Dessa forma a região contará com 30 leitos de UTI, garantindo o atendimento dos pacientes com mais qualidade e eficiência”.

O secretário Fábio Vilas-Boas pontuou que a decisão de regionalizar e descentralizar a assistência da saúde foi acertada. “Dessa forma, a saúde chega mais perto do cidadão e assim ele pode ser atendido na região onde mora, sem ter que se deslocar”, afirmou o Secretário. Ele ainda destacou que a nova UTI representa um aumento significativo na oferta de terapia intensiva na região, que só contava com cinco leitos no Hospital Estadual de Porto de Seguro.

Também no município, Rui Costa e Fábio Vilas-Boas participaram da inauguração de duas unidades básicas de saúde, de uma Academia da Saúde, obras municipais realizadas com recursos do governo federal.

Secom/Ascom Sesab
Eunápolis/uti