Dia internacional de enfermagem é comemorado no Cedap

13/05/2016 18:06

Para celebrar do Dia Internacional da Enfermagem, o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico e Assistência e Pesquisa (Cedap) promoveu ontem palestra sobre a Norma Reguladora nº 32 (NR32). As enfermeiras Renata Pomponet e Lorena Matos falaram sobre a utilização de perfuro- cortantes com dispositivos de segurança.

Em sua apresentação, Renata Pomponet explicou que a NR 32 estabelece diretrizes básicas para implementar medidas de proteção à segurança e saúde dos profissionais do serviço de saúde. Ela também citou alguns pontos importantes sobre os dispositivos de segurança, como a exposição de perfurocortantes contaminados, que representam riscos ao profissional de enfermagem, e que para evitar acidentes, a norma proíbe o reencape e a desconexão manual de agulhas.

“O maior número de acidentes por perfurocortante é através do lixo”, alertou Lorena Matos, ao explicar que agulhas expostas podem contaminar o profissional, transmitindo vários tipos de doenças por meio do contágio. Lorena fez uma dinâmica com os enfermeiros e técnicos de enfermagem presentes no evento, demonstrando o manuseio correto da seringa.

Além da palestra sobre a NR 32, houve a apresentação da enfermeira Rita Veloso, intitulada “Por que Enfermagem?”, na qual apresentou os desafios da profissão e a sua experiência. Rita também falou da importância do dia escolhido para homenagear o profissional de enfermagem, com a história de Florence Nightingale, ícone da enfermagem moderna. Ela finalizou sua apresentação com uma rápida exposição de fotos dos profissionais de enfermagem do Cedap.

Ascom do Cedap
Cedap/enfermagem