Notícias /

Seminário na EFTS discutirá microcefalia e reabilitação precoce

16/05/2016 13:11

Desde 2015, o Brasil acompanha um crescimento acentuado de casos de microcefalia. De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 7 de maio de 2016, foram registrados 7.438 casos suspeitos de microcefalia no país, desses 1.326 foram confirmados desde o início da investigação, em outubro de 2015. As ocorrências foram registradas em 484 municípios, localizados em 25 unidades da federação, dentre as quais a Bahia.

Pensando no fortalecimento do cuidado às crianças diagnosticadas com microcefalia no Estado da Bahia, como parte do Plano Estadual de Enfrentamento à Microcefalia, a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS) realizará no dia 3 de junho, das 8h30 às 12h, no auditório da Escola, o Seminário Aspectos Clínicos da Microcefalia e reabilitação precoce em crianças com microcefalia. O seminário será destinado a estudantes, profissionais de saúde, gestantes e interessados pelo tema.

As abordagens serão dividas em: “Aspectos Clínicos da Microcefalia. Diagnóstico e Cuidado”, que fica a cargo de Janeusa Rita Leite Primo Chagas, supervisora e preceptora do Programa de Residência Médica em Neurologia Pediátrica (MEC/Sesab), no Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID); pesquisadora das Doenças inflamatórias e desmielinizantes em Neurologia Pediátrica e “Reabilitação e Estimulação Precoce das crianças com Microcefalia”, que será apresentado pela assistente social Rosinei Alves de Souza, líder do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV/OSID) e especialista em Psicologia Conjugal e Familiar.

Ao todo serão disponibilizadas 140 vagas, conforme a capacidade física do local. Todos os inscritos deverão fazer o credenciamento na chegada ao local do evento. O credenciamento estará aberto das 8h30 às 9h.

Os organizadores informam aos participantes que não há vagas de estacionamento na escola.

As inscrições para o evento podem ser feitas no link.

O auditório da EFTS fica localizado na Avenida Cardeal da Silva, nº 1339, Federação, próximo à escola Gurilândia. Contato: (71) 3357-0810/0811 ou (71) 3356-0129.

Evento: Aspectos Clínicos da Microcefalia e reabilitação precoce em crianças com microcefalia;

Local: Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis – EFTS

Data: 03/06/2016

Programação

8h30 às 9h – Credenciamento

9h – Palestra: Aspectos Clínicos da Microcefalia. Diagnóstico e Cuidado

Palestrante: Janeusa Rita Leite Primo Chagas

10h – Discussão do Tema

10h20 – Intervalo

10h40 – Palestra: Reabilitação e Estimulação Precoce das crianças com Microcefalia

Palestrante: Rosinei Alves de Souza

11h40- Discussão do Tema

12h – Encerramento

Fonte: EFTS
EFTSJNovis/seminário

Notícias relacionadas