Notícias /

Curso de Atualização em Central de Materiais e Esterilização no HGCA

18/05/2016 14:12

Como parte da programação da Semana de Enfermagem do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), a Central de Materiais e Esterilização (CME) realizou ontem (17) aula inaugural do “Curso de Atualização em Central de Materiais e Esterilização”. A CME é parte fundamental no contexto hospitalar, pois é o local responsável pelo preparo, esterilização e distribuição dos materiais e equipamentos usados no centro cirúrgico e demais unidades.

De acordo com a enfermeira Fernanda Cláudia Santos, coordenadora da CME e idealizadora do curso, foi utilizada a técnica de observação e análise, pelo enfermeiro, do desempenho do funcionário na função que executa, além de colaborar no processo de promoção e enquadramento para os servidores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

“A enfermagem necessita estar engajada na construção de novas possibilidades de trabalho. É importante ter bases científicas que fundamentem as ações realizadas. A CME necessita de funcionários preparados adequadamente que embora não estejam prestando assistência direta, executam atividades extremamente importantes (assistência indireta), que garantem a segurança do paciente”, afirmou Fernanda.

Na opinião de Gislane Marins, diretora de enfermagem do HGCA, o curso é importante para a qualidade dos serviços oferecidos pela CME ao hospital. “Além de ofertar a formação e a qualificação dos trabalhadores, o curso cria possibilidades de desenvolvimento e de ascensão na carreira, através Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Sesab”, disse Gislane.

O curso é semanal, teórico/prático, com supervisão direta é de caráter opcional e tem duração de 160 horas, com previsão de término em julho de 2016. Tem como público alvo técnicos e auxiliares de enfermagem do HGCA.

Trata-se de uma parceria da coordenação da CME com a diretoria de Enfermagem e coordenação do Centro de Educação Permanente (CEPER), com o apoio das diretorias do HGCA.

Ascom do HGCA
Clériston Andrade/materais

Notícias relacionadas