Notícias /

Lançado hoje o CurtaVisa – Concurso de Vídeo em Vigilância Sanitária

18/05/2016 21:01

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade (INCQS)  e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contando com a parceria de 11 instituições, entre elas a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), lançou hoje o Projeto CurtaVisa. O projeto foi pensado, considerando a importância de construir novas vias que democratizem e possibilitem o conhecimento no âmbito da vigilância sanitária e do SUS como um todo, promovendo circulação e interação com a sociedade.

De acordo com a Daniella Araújo, diretora executiva do Visa em Debate, o projeto tem por objetivo estimular a produção audiovisual entre estudantes, sobre a vigilância sanitária. “Acreditamos que as vias atualmente utilizadas pelos jovens, possam fornecer elementos de mediação um pouco menos técnico-sanitários e autoritários. Um pouco mais reflexivo, em linguagens acessíveis e baseadas na realidade e nos territórios onde vivem esses interlocutores”, explicou.

Daniella Araújo esclarece que os professores envolvidos devem, se possível, abrir o debate com os alunos e, a partir do debate, estimular a produção de um vídeo de no máximo 5 minutos, baseados na reflexão ou na ação observada. “Tive uma pequena experiência com meus alunos em 2015, na disciplina de Educação em VISA e eles optaram por elaborar um vídeo sobre o tema, como trabalho final”.

Os vídeos serão recebidos até o dia 30 de agosto. Em setembro, a Comissão avaliadora, a ser criada, selecionará aqueles em condições de divulgação formal. “Esperamos exibir os vídeos selecionados no 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (7º SIMBRAVISA), que será realizado no período de 26 à 30 de novembro, em Salvador, nas redes sociais e sites de instituições parceiras”, finalizou.

Informações podem ser obtidas no link: https://www.incqs.fiocruz.br/curtavisa/

Fonte: Incqs/Fiocruz
/vigisanit/curtavisa

Notícias relacionadas