Notícias /

Médicos residentes participam de seminário

24/05/2016 17:09

Parte da formação dos médicos residentes, o Seminário Introdutório está sendo realizado nesta terça-feira (24), no auditório Zezéu Ribeiro, no Centro Administrativo. Os 419 profissionais que ingressaram na residência médica este ano participam do seminário. São médicos que serão especialistas em infectologia, ortopedia, dermatologia, ginecologia, dentre outras especialidades.

No seminário, estão sendo debatidos temas recomendados pela Comissão Nacional de Residência Médica, como prevenção de infecção hospitalar e ética médica. “É um momento importante para a nossa formação. Além de aprender a técnica, temos que saber como lidar com o paciente”, disse a médica Camila Kalil, que faz residência em otorrinolaringologia.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, na abertura do seminário, destacou o investimento que o estado vem fazendo nas unidades assistenciais, permitindo maior eficiência no aprendizado dos residentes. “A idéia é permitir que cada um atue em hospitais vocacionados, com estrutura adequada para o ensino”, afirmou o Secretário.

Na Bahia, atualmente 1433 médicos fazem residência, dos quais, 924 recebem bolsa com recursos da Secretaria da Saúde do Estado. Eles desenvolvem suas atividades em Salvador e em cidades do interior como Vitória da Conquista, Barreiras, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Feira de Santana e Luís Eduardo Magalhães. “A interiorização da residência é um estímulo à fixação dos profissionais no interior do estado”, pontuou a representante da Comissão Estadual de Residência Médica, Miralba Freire.

L.R. DRT 2.600/BA
Eesp/ residência médica

Notícias relacionadas