Notícias /

Telemedicina do HGVC passa por renovações

24/05/2016 17:25

A Telemedicina é um grande avanço para a área da saúde. No Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) essa tecnologia funciona como um link estabelecido com o Hospital Albert Einstein de São Paulo, composto por uma equipe de intensivista, clínicos e especialistas em cardiologia e neurologia. Com a Telemedicina é possível, por meio de um computador moderno e uma câmera de alta resolução, discutir online a situação dos pacientes, ou seja: a equipe médica daqui debate em tempo real com a equipe do Albert Einstein, contando com a facilidade de visualizarem o paciente, pois a câmera possibilita mostrar os detalhes dos pacientes, com um foco que alcança até cinco metros sem perder a qualidade.

Há aproximadamente dois anos, a Telemedicina foi implantada na UTI do HGVC, no intuito de ampliar a qualidade no atendimento e nos diagnósticos. Nesta terça-feira, 24, alguns médicos do hospital passaram por um treinamento em que foi apresentado um novo software, ainda mais seguro e de fácil manuseio. A pretensão é que esse serviço funcione para além da UTI, sendo implementado, também, na Emergência e na Residência de Clínica Médica.

O software funciona com três ferramentas independentes: o Smart Consult, onde é feito o prontuário do paciente; o Chat, em que os médicos de ambas as instituições podem trocar informações básicas sobre a situação do paciente, e vídeoconferências, onde conversas de áudio e vídeo podem ser feitas entre os profissionais e também proporcionam as teleconsultas. Essa ferramenta tem uma janela, que permite compartilhar em tempo real fotos, prontuários e exames.

A oportunidade de discutir e interagir com um hospital que é referência mundial traz um ganho maior para o paciente, afinal as orientações e sugestões de profissionais bem qualificados só tendem a somar com o serviço já oferecido pela UTI do HGVC.

Ascom do HGVC
Vitória da Conquista/telemedicina

Notícias relacionadas