Notícias /

Hospital Manoel Victorino promove ciclo de palestras voltadas para o trabalhador

25/05/2016 14:53

A relação entre saúde mental e trabalho foi objeto de discussão em palestra promovida pela direção do Hospital Manoel Victorino, na terça-feira, 24. Durante o evento foram utilizados métodos de integração organizacional, tais como dinâmicas de grupo, entre outras atividades.

A necessidade de promover cada vez mais saúde mental do trabalhador é defendida pela palestrante e especialista em Saúde Mental, Simone Andrade. Na oportunidade, ela abordou temas como a depressão, ansiedade, síndrome de burnout (dificuldade de se concentrar, mudanças de humor, entre outros) e seus tratamentos.

“Entre os males que acomentem o trabalhador, o mais comum é a depressão. Em determinados anos, a depressão responde por mais de 50% dos afastamentos por transtorno mental; a ansiedade é a segunda colocada no ranking das causas de afastamento por doença psiquiátrica e que acabam afastando os trabalhadores”.

Simone Andrade destacou ainda os prejuízos que esses males geram para o empregado como: o afastamento, mesmo temporário, do emprego; risco de perda do emprego, mobilização de um familiar em casa para acompanhar visitas ao médico e auxiliar no tratamento, queda no rendimento e na produção; problemas emocionais. Já os prejuízos para o empregadosr são a perda de horas de trabalho, diminuição de produtividade pelo trabalhador substituto, custo de demissão do substituto no retorno ao trabalho, diminuição de produtividade temporária ou não, do empregado, entre outros.

É importante lembrar que as instituições contem também com psicólogos dentro do seu corpo de funcionários. E no Hospital Manoel Victorino, os profissionais de psicologia, através dos seus conhecimentos auxiliam em diversas áreas que envolvam também a saúde mental do colaborador, que vão desde o acompanhamento psicológico individual à palestras motivacionais e atividades voltadas à melhora do clima organizacional.

Ascom HMV
/hmv/saúde mental

Notícias relacionadas