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HEC possui Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

30/05/2016 12:38

O Hospital Estadual da Criança (HEC) possui diversas comissões que buscam orientar os colaboradores sobre cuidados que devem ser tomados dentro da unidade hospitalar. Uma dessas comissões é a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A CIPA tem por objetivo “prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo que preserve a saúde e integridade física do quadro de colaboradores da empresa. Além disso, busca observar e relatar os riscos existentes para reduzi-los e, até mesmo, eliminá-los”, conforme explica a atual presidente da CIPA e supervisora de Patrimônio do HEC, Patrícia Alves.

Ainda de acordo com a presidente, a CIPA do HEC possui, atualmente, 22 integrantes de diversos setores da unidade hospitalar, eleitos e indicados para a gestão 2015/2016, que realizam reuniões mensais e/ou periódicas, se necessário.

“Nos reunimos para elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, e para ajudar na implementação e controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, assim como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho”, explica Patrícia Alves.

A comissão também verifica os ambientes e condições de trabalho visando identificar situações que possam trazer riscos para a segurança e saúde dos colaboradores, e divulgam para estes informações relativas à segurança e saúde no trabalho.

Aprovada pela portaria nº 3.214, de 08/06/1976, a CIPA cumpre orientações da Lei nº 6.514 de 22/12/1977 e é regulamentada pela NR-5 do Ministério do Trabalho. Esta comissão é obrigatória nos locais de trabalho, seja qual for o tipo de negócio, com ou sem fins lucrativos, filantrópica, educativa e empresas públicas, desde que tenham o mínimo legal de empregados regidos pela CLT.

Ascom do HEC
Hospital da Criança/CIPA