Farmacêuticas do Hospital Regional de Guanambi conhecem funcionamento da Farmácia do HGVC

01/06/2016 20:46

Na tarde dessa quarta-feira (01), Farmacêuticas do Hospital Regional de Guanambi (HRG) foram ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) para compreender, de forma detalhada, o funcionamento do setor farmacêutico da unidade.

As farmacêuticas deslocaram cerca de 268 km com o objetivo de conhecer as formas de dispensação da farmácia do HGVC, pois as profissionais pretendem montar uma Farmácia Satélite no HRG e usarão o modelo do serviço do HGVC como referência inicial.

As Farmácias Satélites são pequenas unidades subordinadas à Farmácia Central e a Central de Abastecimento Farmacêutico, que ficam em setores estratégicos de um hospital como emergências, centros cirúrgicos e UTIs, para atender os pacientes quando há necessidade imediata.

A farmácia hospitalar é um órgão essencial para o funcionamento do hospital, uma vez que, todo planejamento e compra de medicamentos passam por esse setor, que, por lei, deve ser administrado por um Farmacêutico. A implantação da Farmácia Satélite pode trazer benefícios ao funcionamento da instituição, como: segurança na farmacoterapia, redução dos custos, disponibilização maior tempo para a enfermagem se dedicar ao paciente, além de mais qualidade e agilidade nos serviços.

Ascom HGVC
Hgvc/farmácia