Notícias /

Lançada a quarta edição do Manual de Procedimentos em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Couto Maia

01/06/2016 14:32

Na última terça-feira (31), na Escola Bahiana de Medicina, foi lançado o Manual de Procedimentos em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Couto Maia, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, um dos 52 autores do livro, que já está na quarta edição.

De acordo com Ceuci Nunes, diretora do hospital e uma das organizadoras da obra, o manual tem como objetivo contribuir com aqueles que trabalham com doenças infecciosas, independente de atuarem naquela unidade de saúde.

Ela ainda falou da importância do hospital centenário para a sociedade baiana, ressaltando que a unidade já passou por várias epidemias, dentre elas cólera, meningite, dengue, até as mais atuais chikungunya e zika. Esta última ainda não está no livro, pois não houve tempo de incluir, “mas chikungunya ganhou um capítulo escrito pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e o subsecretário, Roberto Badaró”.

O secretário destacou a importância da obra e do trabalho dos organizadores em reunir 52 autores, sobretudo considerando a celeridade dos avanços da medicina atualmente, “pois, se demorar em publicar, a obra já sai desatualizada”. Ele ainda pontuou que o livro é voltado tanto para estudantes, como para quem quer se atualizar sobre o tema e acrescentou “é muito bom ter um livro escrito por autores próximos da gente, pois, além de ler, teremos a oportunidade de discutir os temas com eles”.

E a noite não foi apenas de autógrafo, um dos ex-diretores do Couto Maia, Adelmo Macedo, foi homenageado in-memorian, através do seu filho, Almério Machado, presidente da Academia de Medicina da Bahia.

Ascom/Sesab
Livro/manual

Notícias relacionadas