Notícias /

Ciave conclui Curso de Toxicologia Clínica

02/06/2016 11:58

O Centro de Informações Antiveneno (Ciave), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), encerrou nesta quarta-feira (01) o seu primeiro curso básico de Toxicologia Clínica, apresentado por Daniel Rebouças, médico e diretor do Ciave – tendo como tema “Intoxicação por Plantas e Drogas de Abuso”.

Com o objetivo de desenvolver e aprimorar habilidades e competências para informação e assistência toxicológica, com vistas à prevenção de agravos e à promoção da saúde da população, o evento foi realizado para o público interno, constituído de estagiários e técnicos do Centro, com uma carga horária de 46 horas.

O curso teve um enfoque teórico-prático, contemplando exposição dialogada, discussão de casos e atividades de grupo, e foi organizado em treze módulos, os quais trataram dos conceitos e fundamentos da Toxicologia, dos sistemas de informação, metodologia de pesquisa, abordagem inicial ao paciente intoxicado e os principais grupos de substâncias químicas e toxinas naturais de plantas e animais.

As aulas foram ministradas por técnicos da própria Unidade e por palestrantes convidados.

Durante a sua fala, Daniel Rebouças ressaltou a relevância do curso e parabenizou o empenho da comissão organizadora que viabilizou a sua realização, com o apoio da Escola Estadual de Saúde Pública.

As intoxicações por plantas e drogas de abuso corresponderam cerca de 2% e 1%, respectivamente, dos registros de atendimento do Ciave em 2014, enquanto foram responsáveis por 4% e 1% das notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) em 2015.

Ciave

Curso

Notícias relacionadas