Notícias /

Mitos dificultam a compreensão do paciente diabético sobre a alimentação saudável

07/06/2016 16:56

“A adesão do paciente diabético ao Plano Alimentar é uma atividade conjunta, em que ele não apenas obedece às orientações, mas entende, concorda e as segue. É preciso respeitar o tempo do paciente para que ele processe as mudanças. É necessário levar em conta a sua cultura, a sua realidade, sua memória afetiva em relação aos alimentos. E mais: adequar o plano ao estilo de vida. Outro ponto importante é fazer o paciente entender como os alimentos interferem na glicemia, especialmente os carboidratos, daí ele precisar aprender a contagem dos carboidratos”.

Esses pontos foram destacados hoje, pela nutricionista Palmira Romero, na palestra “O Atendimento Dietético no Diabetes Mellitus – Mitos e Verdades sobre Alimentos – Lista de Substituição de Alimentos”, na sessão mensal de atualização em diabetes que o Centro de Diabetes (Cedeba) por meio da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar), promoveu no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS). As sessões têm como publico – alvo trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que cuidam de diabetes na Atenção Básica.

Mitos e verdades

Palmira Romero iniciou sua apresentação com enumerando uma lista de situações para os participantes identificarem a condição de mito ou verdade em relação à alimentação do paciente diabético. “O paciente diabético precisa fazer dieta especial? Ela explicou que o diabético precisa de alimentação saudável, como todas as pessoas, desde que siga as quantidades de carboidratos definida no plano alimentar, que é individual.

O paciente controla melhor o diabetes se comer os mesmos alimentos todos os dias? Outro mito, segundo a nutricionista. E isso ficou bem claro quando ela apresentou a lista de substituição de alimentos. Todas as frutas e vegetais são permitidos, desde que obedeça à quantidade. Meia pêra, por exemplo, tem mesma quantidade de carboidratos de uma maçã. Beterraba, ovo, raízes (aipim), banana da terra podem ser consumidos pelos diabéticos, embora muitas pessoas acreditem que não podem por causa dos mitos.

Segundo Palmira Romero, quando o paciente recebe diagnóstico de diabetes, no caso de crianças e adolescentes, os pais passam a comprar alimentos diet, situação que chega com muita frequência no atendimento no Cedeba, principalmente do pessoal que mora no interior. E o mais grave é pensar que os alimentos diet podem ser consumidos livremente, sem controle. Para o paciente diabético, o que conta são os carboidratos. Por isso, o consumo de diets e também de alimentos integrais não pode ser feito sem controle, como muitos acreditam.

No Cedeba, o atendimento dietético aos pacientes com diabetes tem como orientação as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). O principal objetivo é prevenir e tratar as complicações do diabetes com modificações adequadas no estilo de vida e alcançar os parâmetros glicêmicos, a partir da definição de metas.

A orientação geral da alimentação segue o que preconiza a Organização Mundial da Saúde para população em geral. Evitar alimentos processados que utilizam muito sódio e conservantes. Mas -pontua a nutricionista – a alimentação saudável com frutas, vegetais, proteínas e carboidratos deve fazer parte da rotina de todas as pessoas. Mas o diabético pode participar de eventos sociais, de aniversários, comemorações em geral desde que coma com parcimônia como pizza, por exemplo (uma fatia), dando preferência aos recheios com menos gordura.

As sessões mensais de atualização em diabetes têm como objetivo atualizar os temas referentes ao cuidado do diabetes diante de conteúdos científicos (protocolos assistenciais), oportunizar discussões de experiências exitosas das unidades de saúde; fortalecer a missão do Cedeba, que é de qualificação dos trabalhadores/ SUS, motivar os trabalhadores do SUS para a realização de eventos de mobilização comunitária e possibilitar encontros mensais com representantes dos Núcleos Regionais de Saúde.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/palestra

Notícias relacionadas