Notícias /

Encontro reúne em Itabuna médico e pacientes da Policlínica 2 de Julho

08/06/2016 12:43

Para marcar a “Semana Internacional de Conscientização da Tireoide”, a Policlínica 2 de Julho, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, promoveu nesta semana um encontro com profissionais de saúde,médicos residentes da Universidade Estadual de Santa Cruz ( UESC) e pacientes assistidos. O evento foi realizado no Núcleo Regional Sul da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no prédio do antigo Sesp, e teve como principal palestrante o endocrinologista Carlos Menezes, que falou sobre mitos e verdades sobre a doença.

Numa linguagem simples, o médico especialista explicou que a tireoide é uma glândula em forma de borboleta, localizada na base do pescoço, à frente da traqueia e logo abaixo da cartilagem tireoide, também conhecida como pomo-de-adão. “Essa glândula tireoide produz dois hormônios chamados triodotironina e tiroxina, que são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, o modo como o organismo armazena e gasta energia”, disse.

O médico também enumerou alguns dos principais sintomas da tireoide, a exemplo da intolerância ao frio, diminuição do suor, pele seca, unhas fracas, perda de cabelo e ganho ou perda de peso. Ao final, o doutor Carlos Menezes esclareceu dúvidas, orientou sobre o uso de medicamentos e até analisou exames de pacientes. O médico endocrinologista integra o quadro de profissionais da Policlínica 2 de Julho.

O diretor da Policlínica 2 de Julho, Erivaldo Martins Lavinscky, ressaltou a importância do encontro, quando o público teve a oportunidade de se aprofundar mais sobre a tireoide. Ao mesmo tempo “não deixou de ser um momento oportuno para uma maior interação entre os profissionais de saúde e os pacientes assistidos pela unidade médica especializada da Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou.

Lavinscky diz ainda que esse tipo de entrosamento entre os profissionais de saúde e o público já é uma rotina, inclusive nas Unidades de Saúde que integram a rede de atenção básica, depois que o secretário Paulo Bicalho assumiu o comando da Saúde Pública em Itabuna.

Ascom Itabuna

Notícias relacionadas