Notícias /

Amigos do Roberto Santos: hospital promove campanha para receber doadores voluntários de sangue

15/06/2016 16:51

Na semana em que o doador de sangue é mundialmente homenageado, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) oferecem mais uma ferramenta para os voluntários que têm interesse em ajudar o maior centro hospitalar do Norte-Nordeste. Trata-se do cadastro de número 0106, que leva o nome “Amigos do Roberto Santos”.

A partir de agora, aqueles que não doam para reposição de sangue de um paciente específico podem ajudar o HGRS ao informar, no momento da ação, que querem doar para o cadastro do Roberto Santos. Com este apoio, a instituição poderá otimizar o cronograma de cirurgias eletivas, melhorar o tratamento de quem precisa de hemodiálise e, principalmente, garantir que não faltem bolsas de sangue para as unidades de urgência e emergência. Ao dia, são necessárias, no mínimo, 50 bolsas de sangue para atender às diversas demandas que chegam à Agência Transfusional do Hospital Roberto Santos.

Hemóvel no HGRS

Funcionários e acompanhantes de pacientes do Hospital Roberto Santos, além de funcionários e estudantes da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e de moradores das comunidades vizinhas, contarão com a facilidade de doar sangue no Hemóvel. O ônibus estacionará no HGRS, situado no bairro do Cabula, do dia 26 ao dia 29 de julho.

Já os cidadãos que residem e/ou trabalham em outras áreas da capital têm a possibilidade de procurar, em qualquer época do ano, o Hemocentro Coordenador, localizado na ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE) e os postos dentro do Hospital do Subúrbio, Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce – Osid) e SAC Cajazeiras. No interior, são 21 pontos onde as pessoas podem doar sangue (a lista completa, horários de funcionamento e a agenda do Hemóvel estão no site www.hemoba.ba.gov.br).  

Para fazer a doação, é preciso apresentar documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Ascom HGRS

Notícias relacionadas