Notícias /

Residentes do HGRS participarão de curso prático para manipulação de materiais endovasculares

17/06/2016 18:19

Os residentes do Hospital Geral Roberto Santos terão a oportunidade, no próximo dia 28, de participar do primeiro Hands-on Endovascular. A atividade, que é resultado da parceria entre o Grupo Multidisciplinar da Cirurgia Angiovascular e Endovascular do HGRS e a Braile Biomédica, será realizada no segundo andar do edifício anexo da instituição, às 7h30.

De acordo com o cirurgião vascular Leonardo Cortizo, um dos coordenadores do evento, o Hands-on é a oportunidade ideal para que os estudantes vejam de perto e descubram as características dos materiais utilizados nos procedimentos endovasculares. “A Braile levará os materiais que ela tem para o tratamento endovascular das diversas doenças e os residentes vão poder entrar em contato com tudo. Vão saber como é a liberação dos stents, como é a liberação da endoprótese, como se manipula os materiais. Por isso, chama-se Hands-on. É uma experiência prática, bem próxima da real, mas sem contato com os pacientes, o contato será com materiais e fora do ambiente cirúrgico”, explica o médico.

Além de Leonardo Cortizo, o primeiro Hands-on Endovascular no Hospital Roberto Santos conta com a coordenação dos também cirurgiões vasculares César Amorim e Dejean Amorim. Por meio de diferentes ferramentas, o treinamento, que utiliza equipamentos tecnológicos com equipes de cirurgia vascular, já acontece periodicamente na unidade.

Ascom do HGRS
Roberto Santos/residentes