Notícias /

Alternativas ao desfinanciamento do SUS são debatidas em encontro

20/06/2016 21:20

Com o tema “Desfinanciamento do Sistema Único de Saúde – SUS”, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) promoveu nesta segunda-feira (20), o encontro Diálogos do MP brasileiro sobre a saúde. Realizado na sede no MPBA, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, o encontro teve como objetivo discutir as articulações entre o MP e as diversas áreas da saúde.

O encontro reuniu representantes de unidades de saúde, conselhos de classe e integrantes do Ministério Público do Estado da Bahia, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público de Contas do Estado da Bahia, além de outros interessados no tema em debate.

Em sua exposição, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que foi um dos palestrantes do evento, apontou que, mesmo com as dificuldades, o estado da Bahia vem aplicando os 12% do orçamento na área da saúde.” O sistema de saúde vem apresentando um progressivo desfinanciamento resultando em dificuldade dos gestores em proverem recursos para manter o sistema de pé. No encontro desejamos identificar, de forma conjunta, como podemos traçar estratégias e trazer mais eficiência para o sistema de saúde”, afirmou o Secretário.

Uma das propostas apresentadas por Fábio Vilas-Boas, que já está em andamento, é a formação de consórcios de saúde que terá financiamento partilhado entre Estado e municípios. Ele explicou que um dos serviços oferecidos pelos consórcios são as policlínicas. “Conseguiremos oferecer um atendimento de média complexidade que, aliado ao aumento da efetividade da Atenção Básica, poderá dar uma melhor assistência à população em sua região”, disse Fábio Vilas-Boas.

A procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado, na abertura do encontro, disse que o evento é um momento de reflexão em torno do problema. “É com a esperança de melhora no cenário econômico que nos reunimos para encontrar alternativas”, afirmou a procuradora-geral de Justiça.

Geral/diálogos MP

Ascom Sesab

Notícias relacionadas