Notícias /

Alunos da Especialização em Gestão participam de mesa redonda sobre consórcios

08/07/2016 21:42

Os profissionais que estão participando do Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde participaram, nesta sexta-feira (8), de uma mesa redonda sobre a implantação dos consórcios públicos de saúde e policlínicas no estado da Bahia. O encontro foi realizado no auditório da Escola de Formação Técnica em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Salvador.

Uma das apresentações feitas durante a mesa redonda foi sobre a experiência cearense na implantação de consórcios públicos de saúde. A exposição foi feita pela gestora da Policlínica Modelo do Município de Caucaia/CE, Josefa Cavalcante, e pelo consultor técnico para implantação dos consórcios públicos de Saúde na Sesab, João Ananias.

No segundo momento foi debatida a implantação dos consórcios públicos de saúde e das policlínicas na Bahia. As discussões foram conduzidas pela Coordenadora de Gestão de Regionalização da Saúde da Sesab, Joana Molesini, e pelo Diretor de Planejamento Territorial da Secretaria de Planejamento (Seplan), Thiago dos Santos Xavier, que falou também dos modelos de consórcios em outras áreas.

O curso é intergestorial e foi elaborado para suprir o déficit de profissionais habilitados em gestão de saúde incluindo, além da Sesab, outras secretarias, a exemplo da Seplan.

Em seu conteúdo programático estão sendo abordados temas referentes a Políticas de Saúde; Planejamento para Sistemas e Serviços de Saúde; Vigilância à Saúde; Conceitos Básicos de Epidemiologia; Administração de Sistemas e Serviços de Saúde; Financiamento em Saúde; Gestão do Trabalho em Saúde; Consórcios Públicos; e Metodologia do Trabalho Científico em Saúde.

Ascom Sesab
Curso/ mesa redonda