Notícias /

Serviço de odontologia para pacientes especiais do HGRS será exibido em congresso da Ufba

12/07/2016 12:44

O congresso que celebra os 70 anos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) contará, no dia 15 de julho, com a palestra de Mizael Magalhães Cardoso, cirurgião bucomaxilofacial do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Com o tema “Odontologia hospitalar, o elo que faltava na saúde pública” – a atividade, programada para acontecer às 20h30, na sala 311 do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (antigo PAF III) – é baseada na experiência do profissional no maior centro hospitalar do Norte-Nordeste.

Responsáveis pelo atendimento a pessoas com necessidades especiais no Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HGRS, Cardoso e sua equipe desenvolvem um serviço único, que acolhe pacientes de todo estado, há cerca de 15 anos. “Nosso foco é oferecer uma atenção humanizada, resolutiva, diferenciada e duradoura, particularizando as necessidades individuais de cada paciente”, explica.

De acordo com ele, o público-alvo do ambulatório é formado por pacientes com, entre outras especificidades, síndrome de Down, autismo, hidrocefalia, microcefalia, esquizofrenia, traumatismos cranioencefálicos, tetra e paraplegia, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), depressão, síndrome do pânico e paralisia cerebral.

Pela relevância do serviço, com abrangência de procedimentos em várias especialidades odontológicas no mesmo lugar e ao mesmo tempo, Mizael Cardoso e equipe foram vencedores, em 2013, do Prêmio Boas Práticas, concedido pelo Governo do Estado da Bahia. “O grupo é multidisciplinar e, com embasamento profissional e acadêmico, conseguimos oferecer assistência da admissão até a alta hospitalar. Os índices de resolutividade são altos porque não encaminhamos pacientes para outros centros de saúde. Temos ambulatório e centro cirúrgico com equipamentos específicos para a finalidade e o público com que trabalhamos”, avalia o cirurgião.

Funcionamento do Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Atualmente, os atendimentos ambulatoriais são prestados nas tardes de segundas e quartas-feiras no prédio anexo do Roberto Santos e os atendimentos em centro cirúrgico nas manhãs de segundas-feiras. Cogita-se, conforme adianta o responsável pelo serviço, a transferência, em breve, para um novo espaço dentro do hospital: “destinado, preparado e equipado para este fim, a mudança vai trazer ainda mais comodidade e maior número de atendimentos”.

Para agendar o primeiro atendimento, os pacientes ou responsáveis devem comparecer ao setor de marcação do Ambulatório do HGRS. Os pacientes em tratamento reagendam segundo a necessidade e o andamento do tratamento. Grande parte dos pacientes do interior, como aponta a equipe, chega ao local por meio de contato prévio da Secretaria de Saúde do município com o hospital.

Ascom HGRS
/hgrs/serviço de odontologia

Notícias relacionadas