Notícias /

Atenção Domiciliar da rede Sesab é destaque em congresso

14/07/2016 18:16

Pioneira na Atenção Domiciliar pelo Sistema Único de Saúde, a Bahia está sediando, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), pela primeira vez, o Congresso Nacional de Saúde e Atenção Domiciliar (Consad 2016). O evento, que foi aberto nesta quinta-feira (14) e segue até amanhã (15), acontece na Arena Fonte Nova e tem como tema: “Tendências e Soluções em Saúde Humanizada: A Hora e a Vez da Atenção Domiciliar”, reunindo profissionais da área de saúde.

A programação do evento é voltada para conteúdos relacionados à modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados, integrada às redes de atenção à saúde.

Na rede da Sesab, a Atenção Domiciliar foi implantada buscando adotar mecanismos para qualificar a assistência prestada aos usuários do SUS. Este Serviço envolve profissionais médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores de veículos e pessoal administrativo.

Durante a visita ao evento, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destacou que a Atenção domiciliar é muito importante na medida em que reduz a sobrecarga nos grandes hospitais púbicos. “O número de pacientes atendidos hoje corresponde a um hospital de grande porte”, ressalta.

O Programa de Atenção Domiciliar da Sesab, atualmente incorpora 15 hospitais da rede, em 11 municípios do Estado da Bahia. Durante a abertura do evento, Cássio Garcia, assessor especial da Sesab, destacou que a Atenção domiciliar é fundamental, visa a continuação do cuidado e diminuição do tempo de internamento. “O cuidado ganha em qualidade e humanização”, disse ele.

O presidente do Congresso, Luís Marrochi, disse que a realização do congresso em Salvador é um marco para o setor, uma vez que a Atenção Domiciliar se fortalece a cada dia.

L.R. DRT 2.600/BA
ID/consad