Notícias /

Humanização do trabalho no SUS é tema de encontro

14/07/2016 01:00

Foi aberto, nesta quarta-feira (13), o Encontro Estadual de Gestão e Humanização do Trabalho na Saúde no SUS Bahia, no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que ressaltou a importância do evento para que cada profissional reflita sobre as relações cotidianas no ambiente de trabalho. “É um encontro importante, frutífero, para que cada um faça uma avaliação se está sendo um bom servidor, um bom colega de trabalho, pois a missão de servir ao próximo nos engrandece”, disse o Secretário.

O evento, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), segue até a próxima sexta-feira (15) e tem como objetivo discutir o processo de regionalização das ações de gestão e humanização do trabalho em saúde, além de colaborar com estratégias voltadas para o enfrentamento dos problemas e apoio às regiões e municípios sobre o campo do trabalho no SUS.

Durante os três dias do encontro serão abordados temas como avaliação de desempenho; boas práticas que contribuem para a regulação funcional; desenvolvimento da carreira do trabalhador da saúde; 1° plano estadual de humanização; a transversalidade das práticas interativas, dentre outros.

Para o superintendente de Recursos Humanos da Sesab, José Raimundo Mota, reunir profissionais de saúde de diversas áreas, incluindo assistência e administrativa, permite uma troca de experiência enriquecedora, “ainda mais que aqui temos profissionais da esfera estadual e da municípal, além de setores como conselhos, comissões de saúde e instituições de ensino”.  O gestor ainda acrescentou que todas as iniciativas são voltadas para prestar um melhor atendimento à população.

Já Gustavo Hoff, da Secretaria de Gestão e da Educação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, pontuou que  encontros dessa natureza são oportunidades de rever o papel do SUS, as políticas, além de permitir pensar na sua democratização e humanização e reconhecer que estados e municípios podem elaborar políticas de saúde importantes, que podem ser aplicadas em outros estados. “É uma troca de saberes”.

Tendo como público alvo os secretários municipais de saúde, membros das comissões intergestores, Conselho de Secretários Municipais de Saúde, representantes dos núcleos de Gestão do Trabalho e Regionais de Saúde e representantes das instituições de ensino, o evento faz parte do projeto de Estratégias para Desprecarização e Fortalecimento do Trabalho em Saúde no Estado da Bahia, elaborado pela Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Notícias relacionadas