Notícias /

HEC oferece vacinação contra hepatite B para colaboradores

19/07/2016 14:17

No dia 28 deste mês comemora-se o Dia Mundial contra as Hepatites Virais. Para celebrar a data e como estratégia de prevenção, o Hospital Estadual da Criança (HEC), através, do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), está ofertando aos seus colaboradores vacinação contra a hepatite B nesta terça-feira (19).

A iniciativa vai permitir que os colaboradores do HEC mantenham o cartão de vacinação atualizado. A enfermeira do Trabalho, Dayane Leal, responsável pela iniciativa, explica importância da ação. “Cerca de 700 mil pessoas morrem por ano no mundo por causa da hepatite B, de acordo com um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso é preocupante, visto que há formas de prevenção contra a doença, dentre elas a vacinação”, afirma.

A enfermeira acrescenta: “Mesmo que seja recomendada para crianças e adultos, a vacina deve ser administrada especialmente em profissionais da área da saúde. Depois das três doses da vacina da hepatite B, o paciente pode atingir uma imunidade de até 95% que dura para o restante da vida, sem a necessidade de reavaliação”.

Dayane Leal frisa: “Contudo, quem foi imunizado no passado, mas que desempenha atividade com alto risco de infecção com hepatite B, poderá passar por testes adicionais de comprovação da imunidade”.

Causa e transmissão

A doença é causada pelo vírus VHB que, dentro do organismo humano, ataca os hepatócitos (células do fígado) e começa a se multiplicar, o que leva à inflamação do órgão. Esse é um dos tipos mais frequentes de hepatites virais que existem (que são classificados pelas letras A, B, C, D e E).

A transmissão pode ocorrer pelo contato com sangue, saliva, sêmen e secreções vaginais de uma pessoa infectada. O contágio também pode acontecer durante a gravidez (da mãe para o feto). Todas essas situações de risco reforçam a necessidade da imunização através da vacina da hepatite B. vale ressaltar que a aplicação da vacina ocorre em três doses injetáveis e de maneiras distintas para crianças e adultos.

Ascom HEC
/HEC/hepatite B