Ufba e HGVC enviam projeto de prevenção de Doenças e Agravos não Transmissíveis para o programa HealthRise

19/07/2016 14:21

Um projeto feito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Parceria com o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC),  concorre no programa HealthRise. Se saírem “vencedores” a equipe receberá mais de 1 milhão de reais, que serão direcionados para cuidar da saúde da população de Vitória da Conquista que tem problemas de Diabetes ou Hipertensão.

O projeto contou, também, com as contribuições da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Núcleo Regional de Saúde Sudoeste, SESI, Associação de Diabéticos e do Sesc.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTs ) são responsáveis por 74% das mortes no Brasil. Mais de 30,8% da população Brasileira tem problemas de Hipertensão e 10,2% dos adultos com idades entre 20 e 79 anos tem Diabetes. E a tendência é que esses números venham aumentar.

Em 2015, o programa HealthRise organizou visitas ao Brasil para conhecer, introduzir o programa e entender as DANTs no cenário brasileiro, especificamente nas microrregiões que têm maiores números de casos do país : Vitória da Conquista na Bahia e Teófilo Otone em Minas Gerais.

A intensão do programa é trabalhar com conscientização e priorizar a prevenção para que haja o diagnóstico precoce. Por isso, foi lançado um edital para que as instituições vinculadas à saúde pudessem escrever um projeto que deveria cumprir os quesitos exigidos pelo programa. O Projeto vencedor receberá 450 Mil dólares, valor que passa de 1 milhão de reais, para por em prática a proposta. O resultado do edital sai no final do mês de agosto.

O HealthRise Brasil será ministrado pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP), que guiará o programa com profissionais engajados, apoiando a comunidade, avaliando  e contribuindo com a proposta.

Ascom do HRVC
Vitória da Conquista/prevenção