Notícias /

EFTS oferece curso de aperfeiçoamento em qualidade e segurança no cuidado com o paciente da Rede Sesab

20/07/2016 14:23

Com início previsto para o dia próximo dia 4 de agosto, o Curso de Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado com o Paciente, elaborado pela Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis (EFTS) visa atender a Portaria nº 529 de 01 de abril de 2013 do Ministério da Saúde, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), com o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional (MS, 2013).

O referido curso envolve profissionais de enfermagem (auxiliares e técnicos) da rede SUS/Sesab, que estejam atuando na assistência direta ao paciente, indicados pelos estabelecimentos de saúde, tendo como fundamento os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente, e foi planejado de modo que a discussão do tema com esses profissionais ajude a promover o empoderamento desse grupo, e contribua para a formação de um profissional preocupado com a prestação de uma assistência mais qualificada e segura, prevenindo doenças e complicações e assim, reduzindo riscos e danos aos pacientes.

Foram disponibilizadas 40 vagas, distribuídas entre os Hospitais Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, Hospital Geral do Estado, Menandro de Faria, Hospital do Exército, Polícia Militar, Subúrbio, Couto Maia, João Batista Caribé, Manoel Vitorino, além das Maternidades Tsylla Balbino, Iperba e Albert Sabin.

O Curso de Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado com o Paciente tem carga horária total de 180h, sendo 92 horas presenciais (com um encontro semanal) e 88 horas com atividades em serviço.

Fonte: EFTS
EFTJNovis/curso