Notícias /

Cedap promove roda de conversa sobre hepatites virais

25/07/2016 19:44

Para marcar o ao Dia Mundial de Luta, Prevenção e Controle das Hepatites Virais, que transcorre a 28 de julho, o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) promove nesta segunda-feira (25) uma roda de conversa. O encontro, que ocorre na sala de treinamento da unidade, no Garcia, em Salvador, está reunindo diversos profissionais de saúde.

Na programação, que integra as atividades do Julho Amarelo, estão sendo abordados aspectos atuais da hepatite B e da C. Outros pontos de pauta são as políticas estadual e a municipal para o enfrentamento do agravo.

Problema de saúde pública

As hepatites virais continuam sendo um grave problema de saúde pública, destacando o vírus da Hepatite B, que é 100 vezes mais infectante que o HIV (Aids) e frequentemente está associado a complicações como a cirrose hepática e o carcinoma hepatocelular.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da Hepatite B no mundo, 2 bilhões que já tiveram contato com o vírus e 1 milhão de mortes por ano. No Brasil, aproximadamente 2 milhões de pessoas são infectadas pelo vírus, anualmente. Na Bahia, apesar das subnotificações, foram registrados 28.856 casos suspeitos de hepatites virais entre 2007 e junho de 2016, sendo confirmados 4.312 casos de Hepatite A, 4.843 de Hepatite B e 4.972 de Hepatite C, com ocorrência de 886 óbitos por hepatites no período.

Ascom Sesab
Hepatites/cedap

Notícias relacionadas