Notícias /

Hospital Especializado Lopes Rodrigues completa 54 anos de fundação

25/07/2016 17:19

Os 54 anos de fundação do Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELP) foram comemorados neste final de semana, com celebração de uma missa, oportunidade em que servidores e pacientes tiveram momentos de confraternização. Fundada em 22 de julho de 1962, pelo psiquiatra Carlos Alberto Kruschewsky, a unidade recebeu o nome de Hospital Colônia Lopes Rodrigues. Atualmente, possui 138 leitos, e desse total, 103 ainda estão ocupados por moradores de longa permanência, que estão aguardando o processo de desinstitucionalização para os Serviços de Residências Terapêuticas (SRT’s) de municípios e/ou domicílios.

Para pacientes agudos adultos, o HELR dispõe de 32 leitos, sendo 16 masculinos e 16 femininos, que são ocupados até a estabilização de crises de pacientes oriundo da emergência, que funciona 24 horas, com seis leitos de observação. A redução vem acontecendo devido ao processo de mudança do perfil do hospital, atendendo ao preconizado pela Reforma Psiquiátrica. A unidade também serve de campo de estágio para escolas de Nível Técnico e instituições de Nível Superior.

Segundo a diretora do Lopes Rodrigues, Iraci Leite da Silva, foi significativo o avanço o processo de desinstitucionalização em 2014, com a implantação dos SRT’s nos municípios de Iaçu, Coração de Maria, Araci e Euclides da Cunha. Este ano, foi implantada no município de Itapetinga mais uma Residência Terapêutica, que acolheu oito moradores do hospital. “Outro processo que vale destacar é o retorno de moradores para a família, trabalho minucioso da equipe de desinstitucionalização em identificar e trabalhar resgatando vínculos familiares”, aponta a diretora, acrescentando que o grande desafio da gestão é a garantia da implantação de novas Residências Terapêuticas no Estado da Bahia, que acolham os usuários do HELR.

Fonte: HELR
Lopes Rodrigues/niver

Notícias relacionadas