Notícias /

Saeb e Sesab iniciam levantamento do índice de infestação do Aedes no CAB

26/07/2016 19:07

As secretarias da Administração (Saeb) e da Saúde (Sesab) iniciam nesta terça-feira (26) mais uma etapa de ações conjuntas do Plano de Ação para o Combate ao mosquito Aedes aegypti no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Uma equipe técnica composta por agentes de saúde pública, entomologistas e servidores treinados para o trabalho em campo irão realizar o levantamento do índice de infestação do mosquito nos prédios do CAB.

A ação tem como objetivo planejar as atividades de identificação e erradicação de focos do Aedes aegypti em prédios e unidades administrativas, dando suporte aos resultados alcançados durante o primeiro faxinaço do CAB, realizado pela Coordenação do CAB (CCAB) em abril deste ano, quando foram recolhidos materiais inservíveis em quase 40 prédios públicos. As atividades terão prosseguimento até o dia 1º de agosto e serão conduzidas por esta Coordenação.

De acordo com o cronograma de trabalho, serão visitados já nesta terça-feira os prédios que abrigam a Secretaria de Saúde (Sesab) e a Prodeb. As demais unidades seguirão calendário (veja abaixo), com ações de identificação de possíveis focos nos dias 27, 28 e 29 de julho e também em 1º de agosto. Por meio da análise in loco, a equipe técnica tem como expectativa fazer avaliação da situação de cada prédio, atuando no combate dos focos encontrados com a aplicação de larvicida, e apontando ações específicas e necessárias dentro de cada órgão, por meio de relatórios técnicos e registros fotográficos.

A iniciativa é uma parceria entre a Saeb, por meio da Superintendência de Patrimônio (Supat) e CCAB, e a Sesab, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), com apoio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Centro Leste.

Outras ações

Ainda está previsto para agosto a segunda edição do Faxinaço do CAB, com recolhimento de materiais inservíveis nas unidades e no entorno do Centro Administrativo, com apoio da CCAB e da Supat. As ações de combate ao Aedes aegypti são fruto das parcerias firmadas durante o evento Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizado em março.

Fonte: Ascom Saeb

Notícias relacionadas