Notícias /

Cedap realiza testes para detecção de hepatites B e C

29/07/2016 17:54

No Dia Mundial de Luta e Prevenção das Hepatites Virais, comemorado ontem (28), profissionais do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) estiveram presentes no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), realizando testes rápidos para detecção das hepatites B e C.

Durante a ação, que fez parte da campanha “Julho Amarelo”, foram realizados 142 testes. Destes números, dois casos apresentaram positivos para hepatite B e um para hepatite C, e os pacientes fora, encaminhados para o Ambulatório do Hupes.

Ainda integrando a programação do “Julho Amarelo”, o Centro Testagem de Aconselhamento (CTA) do Cedap, realizou entre os dias 25 e 27, testes rápidos de hepatites (B e C) para usuários da unidade. Além desses agravos, o Cedap disponibiliza testes rápidos para detecção de HIV, HTLV e sífilis. A campanha teve também uma roda de conversa, na segunda-feira (25), no Cedap, e reuniu diversos profissionais de saúde. Na ocasião, foram abordados os aspectos atuais das hepatites B e C, e a política estadual para enfrentamento do agravo.

A hepatite é uma doença silenciosa que afeta o fígado, e os seus principais sintomas são mal-estar, enjoo, cansaço, fezes claras, urina escura e dor abdominal. O contágio das hepatites B e C ocorre por contato sexual sem uso de preservativo ou contato com o sangue contaminado.

Ascom do Cedap
Cedap/hepatite

Notícias relacionadas