Hospital Octávio Mangabeira adere à campanha “Julho Amarelo”

29/07/2016 13:22

A Farmácia Integrada de Medicamento na Atenção Especializada (Fimae) está aderindo à campanha do “Julho Amarelo”, de prevenção e combate às hepatites virais, com apoio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec) e diretoria do Hospital Especializado Octavio Mangabeira (Heom). Durante toda a semana, (25 a 28), houve distribuição de panfletos educativos, preservativos e esclarecimentos com relação à vacinação nos postos de saúde da prefeitura.

Hoje (29), no auditório do HEOM, está sendo realizado um evento voltado para a capacitação dos avaliadores, com o objetivo de descentralizar os tratamentos para alguns municípios do estado. O evento conta com a presença de palestrantes, que irão atualizar os participantes com informações mais recentes na área de hepatologia e os tratamentos para as hepatites virais, além de apresentar os critérios para a efetiva descentralização.

O evento tem grande importância, tendo em vista que os pacientes do interior do estado brevemente terão acesso aos medicamentos em unidade localizada mais próxima a seu município. O encontro tem a presença de representantes do Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais, a ONG Vontade de Viver, apresentação musical com Antonio Lázaro, e como palestrantes os médicos Raymundo Paraná, André Lyra, Genário Oliveira, Jamile Barbosa, Antônio Ricardo e Rosemeire Dourado.

O Dia Mundial de Luta, Prevenção e Controle das Hepatites Virais foi comemorado ontem, 28 de julho, com o objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico e controle da doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da Hepatite B no mundo, 2 bilhões que já tiveram contato com o vírus e 1 milhão de mortes por ano.

No Brasil, aproximadamente 2 milhões de pessoas são infectadas pelo vírus, anualmente. Na Bahia, apesar das subnotificações, foram registrados 28.856 casos suspeitos de hepatites virais entre 2007 e junho de 2016, sendo confirmados 4.312 casos de Hepatite A, 4.843 de Hepatite B e 4.972 de Hepatite C, com ocorrência de 886 óbitos por hepatites no período.

Ascom/Sesab
Hepatites/Octávio