Notícias /

XXV Semana Mundial de Amamentação terá diversas atividades

01/08/2016 18:44

“Amamentação. Faz bem para o seu filho, para você e para o planeta” foi o tema escolhido pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria para as atividades da XXV Semana Mundial da Amamentação, comemorada de hoje (1º) até o próximo dia 7 de agosto. Na Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria da Gestão do Cuidado, realizará uma série de ações em alusão à semana, além de mobilizar os Núcleos Regionais de Saúde e as unidades de saúde (hospitais e maternidades) da rede estadual para que realizem atividades alusivas à XXV SMAM, com ênfase na promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno.

A Semana Mundial da Amamentação é considerada como uma forma de promoção do aleitamento materno e ocorre em 120 países. A cada ano, a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA – define o tema a ser trabalhado, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada país, a fim de que sejam obtidos mais e melhores resultados. Fundada em 1991, a WABA foi responsável pela instituição, em 1992, da Semana Mundial de Amamentação, como parte de uma história mundial, focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança

Atividades

Marcando a XXV SMAM, acontece no próximo 03, quarta-feira, à tarde, no auditório da Secretaria Estadual de Educação, um Seminário Estadual, com o objetivo de instituir o Comitê Estadual de Aleitamento Materno (CEAM). Com o comitê, pretende-se reunir setores das Secretarias de Saúde e de Educação do Estado, além das instituições de ensino, Conselhos de Classe, sociedades científicas, Ministério Público, representantes dos Bancos de Leite Humano, dos hospitais iniciativa “Amigo da Criança”, Unicef, ONG’s, entre outros, com o objetivo de implantar/implementar e monitorar as ações de aleitamento materno no Estado.

No dia 10, às 14 horas, será realizada webpalestra sobre o tema “Importância do incentivo e promoção do aleitamento materno durante o pré natal”, a ser proferida pela médica obstetra da Sesab, Balbina Lemos, e no dia 22, será realizada uma videoconferência, pela manhã, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), sobre o tema ” Amamentação. Faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”. Na videoconferência, um pediatra, um obstetra e um ambientalista falam sobre a amamentação e suas vantagens, para o bebê, para a mãe e para o meio ambiente;

Caminhada do IPERBA

Ainda em comemoração à Semana Mundial de Amamentação (SMAM), o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) promoverá no dia 6, sábado, 9 horas, uma caminhada em apoio ao aleitamento materno. Os participantes irão fazer o percurso de ida e volta entre o Jardim de Alah e Aeroclube. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância da amamentação na sociedade, assim como mostrar os benefícios que o leite materno trás para o bebê. Em seguida, uma equipe do Iperba estará com um stand no Jardim de Alah, para tirar dúvidas e conscientizar o público sobre o assusto.

O Iperba possui um Banco de Leite Humano, inaugurado em 2009, que realiza ordenha de mães com filhos internados na Unidade Semi-Intensiva, além de realizar coleta de leite humano nas residências das doadoras, com o apoio do 12º Grupamento de Bombeiros Militar (Salvar).

A unidade precisa manter um estoque mensal de 40 litros de leite humano para atender os bebês prematuros internados na sua unidade semi-intensiva neonatal. Atualmente, o Iperba está com 40 litros em estoque, ou seja, com uma quantidade limite para atender os bebês necessitados.

Toda mulher que amamenta pode fazer a doação de leite, basta estar saudável e não tomar nenhum tipo de medicamento que interfira na amamentação. Para doar é preciso apenas ligar para o Banco de Leite Humano do Iperba, através do telefone 3116-5118.

Albert Sabin

A Maternidade Albert Sabin está comemorando a XXV SMAM com uma série de atividades, iniciadas hoje, com palestras para acompanhantes e colaboradores, sobre a importância da amamentação. No dia 3, às 9 horas, haverá oficina de aleitamento para os pais, sobre o tema “Aleitamento Materno: mitos e verdades”. No dia 4, quinta-feira, no mesmo horário, sensibilização para os acompanhantes, e 14 horas, para os funcionários.

De hoje (1º) até o dia 5, sexta-feira, estão ocorrendo visitas de técnicas de enfermagem às mães visitas itinerantes da equipe de odontologia.

Tsylla Balbino

De 1º a 5 de agosto, a diretoria da Maternidade Tsylla Balbino promove uma série de eventos em comemoração à Semana de Aleitamento Materno. No auditório da unidade, serão realizadas palestras e rodas de conversa com profissionais de saúde, voltadas para puérperas, gestantes e doulas (mulheres voluntárias que oferecem suporte físico e emocional às gestantes em trabalho de parto). Além disso, serão exibidos vídeos educativos na área da emergência da maternidade.

A programação será a seguinte:

Dia: 1/08 (segunda- feira) a diretora da Maternidade do Iperba, Dolores Fernandez faz palestra sobre o” Incentivo ao Aleitamento Materno”, às 9h30, voltada para profissionais de saúde do Distrito Sanitário, agentes comunitários de saúde, usuários do SUS e doulas.

Dia 2/08 (terça-feira), o Grupo de Gestante da Vinculação conversa com gestantes, das 8h30 às 11h30. Às 14h30, acontecerá a Roda de Puérperas

Dia 3/08 (quarta-feira), às 9h, teremos palestra sobre Ordenha e Armazenamento de Leite Materno, destinada a funcionários da Tsylla Balbino, gestantes e doulas.

Dia 4/08 (quinta-feira), às 14h, Roda de Conversa sobre o tema: “Incentivo ao Aleitamento Materno”, destinada a gestantes, puérperas e doulas.

Dia 5/08 (sexta-feira) às 14h30, Roda de Conversa.

Hospital Geral Clériston Andrade

Palestras para gestantes, oficinas e orientações às mães no ambulatório são algumas das ações desenvolvidas pelo Hospital Geral Clériston Andrade. As atividades acontecem de 29 de julho a 6 de agosto, clique aqui e confira a programação completa.

Ascom Sesab e Iperba
Aleita/semana1

Notícias relacionadas