Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental comemoram hoje o seu dia

05/08/2016 17:46

Prevenir riscos à saúde, através da fiscalização e investigação, está entre os objetivos da Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, que comemorou seu dia nesta sexta-feira (5), na Assembléia Legislativa da Bahia, em Salvador.

Na oportunidade, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, presente às comemorações, destacou a Vigilância Sanitária como órgão de atividade primordial para cuidar da saúde individual e coletiva, além de ser “amplo e complexo”. Ele acrescentou ainda que é um órgão vital para a proteção da saúde pública e o desenvolvimento do país. “Diante de tal desafio, a gestão reconhece a importância da função e o esforço dos trabalhadores desta área para cumprir a missão de cuidar do povo baiano”, concluiu o secretário.

Entre as atribuições do órgão estão a vigilância da pós comercialização em todo o estado nas áreas de fármacos, tecnologias de interesse da saúde, sangue, tecidos e hemoderivados, alimentos, suplementos alimentares, cosméticos, saneantes, agrotóxicos, monitoramento da propaganda e comunicação das informações tecnocientíficas.

A Vigilância também é responsável por inspecionar, conceder, cancelar e alterar licença sanitária para estabelecimentos públicos e privados; atender e apurar denúncias; emitir pareceres; desenvolver estudos e pesquisas, além de atuar no âmbito do controle das infecções dos estabelecimentos de saúde.

A diretora da Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, Rívia Mary Barrosos destacou a importância do órgão, que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS), frente ao cenário produtivo dinâmico “que lidamos nos dias atuais, que nos tornam corresponsáveis para o aperfeiçoamento dessa dinâmica do mercado”.

Destacou também que a vigilância requer interlocução com os demais órgãos do Estado, “pois as ações do setor não se esgotam na área da saúde, requer profissionais qualificados, interlocução com o segmento produtivo, de modo auxiliar e cuidar do cidadão, que é o consumidor final dos serviços da vigilância, além de ser o elo mais fraco, pois está submetido às políticas mercadológicas”, pontuou a diretora.

A data comemorada hoje é histórica, pois foi escolhida para homenagear os trabalhadores da Vigilância no dia do aniversário do sanitarista Osvaldo Cruz. Na oportunidade, também foram homenageados superintendente, diretores e ex-diretores da Divisa, além de servidores.

Ascom/Sesab
/vigisanit/comemora