Notícias /

Equipe do Hospital Ana Nery comemora 300 transplantes renais

09/08/2016 17:23

Com o objetivo de marcar a realização de 300 transplantes renais, o Hospital Ana Nery (HAN) promove um Café Científico na próxima sexta-feira, dia 12, a partir de 8 horas, no auditório do 7° andar da unidade. Na oportunidade, serão abordados alguns aspectos relacionados ao transplante renal, entre eles o fluxo de atendimento ao paciente transplantado no Hospital Ana Nery, complicações apresentadas pelos pacientes transplantados de rim, peculiaridades do transplante renal pediátrico e a equipe multiprofissional no transplante renal.

O HAN deu início às atividades de transplante renal com o primeiro procedimento no dia 20 de agosto de 2008, e desde então realizou 69 transplantes com doador vivo e 252 transplantes com doador falecido. O número 300, de acordo com o nefrologista Ricardo Mattoso, é simbólico, e representa uma média de 40 transplantes ao ano desde 2008, sendo que nos três últimos anos foi ultrapassada a marca de 50 procedimentos ao ano, e em 2016 foram realizados 44 transplantes renais.

“Apenas 10% dos Centros Transplantadores no Brasil faz mais de 50 transplantes ao ano”, acrescenta o médico. No Ana Nery, são realizados transplantes renais em pacientes adultos e pediátricos, por equipe formada por nefrologista, urologistas, cirurgiões vasculares, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Além do transplante renal, o hospital é credenciado para realizar transplante cardíaco e pulmonar, já tendo realizado um transplante de coração e um de pulmão.

Fonte: HAN
Ana Nery/txrenal

Notícias relacionadas