Notícias /

Neurocirurgia no Hospital Dantas Bião desafoga hospitais da capital

09/08/2016 17:09

A população do município de Alagoinhas (a 120 km de Salvador), no leste baiano, conta com um serviço de neurocirurgia, que começou a ser disponibilizado há seis meses no Hospital Regional Dantas Bião, unidade 100% SUS do Estado, e que atinge a toda região, com uma população estimada em mais de 700 mil habitantes. A equipe de neurocirurgiões já realizou cerca de 90 procedimentos cirúrgicos e mais de 600 avaliações. As principais cirurgias realizadas são craniotomias, procedimentos feitos para tratamento de traumatismo crânio encefálico (TCE).

O diretor técnico do HRDB, George Brito, avalia que a chegada do serviço de neurocirurgia foi um divisor de águas na região, onde mais de 20 % dos internamentos em todo Brasil está relacionado aos acidentes de trânsito, igualando com a realidade de Alagoinhas. “A maioria dos nossos pacientes chegam com traumatismo crânio-encefálico (TCE), que gera grande taxa de mortalidade e morbidade. Essa condição necessita de um atendimento adequado e especializado, e nossa equipe tem conseguido intervir de forma rápida, salvando vidas”, salientou.

A neurocirurgia no HRDB é composta por sete neurocirurgiões e é específico para pacientes com traumatismo crânio encefálico (TCE), entretanto, os serviços tem projeção para serem ampliados, após adequação de equipamentos essenciais para este fim, o que trará assim mais segurança e agilidade no tratamento de pacientes.

Para o superintendente do IBDAH, José Antônio Sousa, esse é um momento ímpar. “Em meio à crise que o país está passando, Alagoinhas e região seguem avançando na modernização dos serviços de saúde. O Governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde do Estado, (Sesab), tem se esforçado para que a população tenha acesso ao que há de melhor em termos de tecnologia médica, e, mais importante ainda, com profissionais altamente capacitados”, assegurou.

J.S. de 17 anos sofreu um acidente e o fato de ter uma equipe de neurocirurgiões em Alagoinhas foi decisivo em sua recuperação. “Sofri um acidente de moto e acredito que não estaria vivo se tivesse que ir para outro hospital. Fui trazido pra o Dantas Bião e assim que cheguei fui atendido e no meu caso, a rapidez no atendimento foi crucial”.

O Dantas Bião presta assistência à população do leste baiano com atendimentos emergenciais de clinica médica, cirurgia geral, ortopedia/traumatologia, pediatria, anestesiologia, medicina intensiva, bucomaxilofacial, nefrologia e radiologia. Além disso, na forma ambulatorial e no setor de internamento, a unidade oferece cirurgia vascular, cardiologia, reumatologia, entre outros.

A.S. DRT 2055/Ba
Dantas Bião/neurocirurgia1

Notícias relacionadas