Notícias /

Sesab promove qualificação em atenção à saúde de pessoas com doença falciforme

09/08/2016 12:44

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), numa ação interinstitucional com a APAE/ Salvador, ABADFAL e Ministério da Saúde, realizou recentemente uma Qualificação em Atenção à Saúde de Pessoas com Doença Falciforme, voltada para equipes de saúde multidisciplinar dos municípios que possuem Serviços de Referência para Atenção à Saúde de Pessoas com Doença Falciforme no Estado da Bahia.

Nesta primeira etapa, foram convidadas as equipes multidisciplinares (médica, nutricionista, psicóloga, cirurgiã dentista, fisioterapeuta, enfermeira e assistente social) dos Serviços de Referência de Doença Falciforme dos municípios de Barreiras, Cachoeira, Feira de Santana, Salvador e São Francisco do Conde.

Foram discutidos temas importantes, como: a Triagem Neonatal, Triagem Pré-natal em Papel filtro, Casos Clínicos com abordagem Multidisciplinar (médica, nutricionista, psicóloga, cirurgiã dentista e assistente social), Orientação Genética, Gestão para Atenção à Saúde de Pessoas com Doença Falciforme e o Papel do Controle Social.

Também foram abordadas questões relativas à gestão dos serviços, tais como: atualização do CNES, emissão do Cartão SUS, utilização do Boletim de Produção Ambulatorial individualizado -BPA -I, utilização do CID. D57.0 específico da doença falciforme, organização do cuidado no território, referências e contra referências nos três níveis de atenção à saúde (Básica, Especializada e Alta Complexidade) e orientação do acesso aos medicamentos (ácido fólico, pen-ve-oral e hydrea) e a fenotipagem do sangue das pessoas com doença falciforme antes da primeira transfusão.

Na oportunidade, foram entregues réguas antropométricas com parte dos equipamentos para incentivo a estruturação dos Serviços de Referência em Doença Falciforme.

Fonte: Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde/DGC
Falsifor/qualifica

Notícias relacionadas