Notícias /

Hospital Roberto Santos realiza primeira Miotomia Endoscópica Peroral da Bahia

15/08/2016 18:40

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizou, nesse final de semana, o primeiro tratamento endoscópico para megaesôfago da Bahia. Conhecido por Miotomia Endoscópica Peroral (Poem – Peroral Endoscopic Myotomy), o procedimento melhora a disfagia no paciente que apresenta dificuldade no transporte de alimento do esôfago para o estômago.

Realizada pela equipe médica e de enfermagem do Serviço de Endoscopia Digestiva e Centro de Hemorragia Digestiva (SED-CHD / HGRS), a ação contou, ainda, com o apoio de engenheiro clínico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e representante da empresa de manutenção dos endoscópicos IBP. “Tivemos a importante orientação de Antônio Carlos Conrado, médico endoscopista do Hospital da Restauração (Recife-PE). Ele é a pessoa com a maior experiência do Brasil nesse segmento”, acrescentou o gastroenterologista Marcos Clarêncio, coordenador do SED-CHD do Roberto Santos.

A Poem, conforme lembra Clarêncio, teve início na década de 1980 pelos japoneses. “No Hospital Roberto Santos, foram dois casos bem-sucedidos. Agradeço a todos que contribuíram para alcançarmos êxito”, avaliou o médico, que considera a ocasião um marco para o serviço oferecido pela instituição baiana.

Ascom HGRS
/hgrs/miotomia

Notícias relacionadas