Notícias /

Sesab realiza webpalestra sobre câncer de boca

19/08/2016 21:07

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), realiza na próxima quinta-feira (25), às 14h30, uma Webpalestra sobre “Câncer de Boca: o Olhar Multidisciplinar na Atenção Básica”, ministrada pela professora estomatologista, mestre e doutoranda em Diagnóstico Bucal pela Ufba, Virgínia Uzêda.

A webpalestra é voltada para os profissionais de saúde e demais interessados. Ressalta-se que a sala estará aberta, para ajustes, a partir das 14 horas, através do link: www.telessaude.ba.gov.br/participe/.

A mudança no estilo de vida nos hábitos alimentares e o aumento na expectativa de vida da população têm favorecido o aumento na incidência do câncer. O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral e, considerando que a boca é um local de fácil acesso ao exame físico, deveria ser uma área em que as lesões fossem identificadas em seus estágios iniciais.

Os principais fatores de risco são o fumo e o álcool. E, neste contexto, há a importância da sensibilização dos profissionais de saúde na identificação de pessoas com potenciais fatores de risco associados para que sejam orientadas sobre a prevenção do câncer de boca e estimuladas a cessar o uso do fumo, além de encaminhar os pacientes para uma avaliação odontológica.

O diagnóstico precoce de neoplasias malignas muitas vezes pode indicar uma terapia antineoplásica menos invasiva e com maiores possibilidades de cura para o paciente.

Fonte: DGC/saúde bucal/webpalestra