Notícias /

Governo da Bahia inaugura em Vitória da Conquista a maior UPA do interior do Estado e assina contrato para implantação de indústria farmacêutica

20/08/2016 13:00

Com o investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, entre obras e equipamentos, o governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, inauguram nesta segunda-feira (22), às 9h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Vitória da Conquista, a maior do interior do Estado. Na oportunidade, também será assinado um acordo para instalação de uma indústria de medicamentos no município.

O secretário Fábio Vilas-Boas realizou na sexta-feira (19) a inspeção das instalações da UPA e da futura unidade fabril que será construída pela Bahiafarma, laboratório público vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, em parceria com o laboratório Cristália. Na planta industrial serão produzidos fármacos para tratamento de tumores (tamoxifeno e capecitabina) e da doença falciforme (hidroxiuréia) a fim de atender à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o País.

“A subsidiária da Bahiafarma solucionará definitivamente a demanda dos pacientes com anemia falciforme, visto que o mercado brasileiro sofre com irregularidade no abastecimento do medicamento importado”, afirma Vilas-Boas. O titular da pasta da Saúde ressalta ainda que a Bahia  possui a maior incidência da doença no Brasil por se tratar de uma disfunção que atinge principalmente a população negra. “São mais de  quatro mil pessoas cadastradas na Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (Hemoba) com a doença, que deve ser diagnosticada logo após o nascimento, através do teste do pezinho. Estima-se que a cada 650 nascidos vivos um possui a doença e traço falciforme”, aponta.

Detalhes dos empreendimentos foram discutidos entre o prefeito Guilherme Menezes e o secretário, que gerarão cerca de 450 empregos diretos e pelo menos 900 indiretos.

Notícias relacionadas