Notícias /

Bahiafarma assina acordo para instalação de fábrica de medicamentos em Vitória da Conquista

22/08/2016 18:14

Também em Vitória da Conquista, foi firmado um convênio entre a Fundação Bahiafarma, laboratório público vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, e o laboratório Cristália que prevê a construção de uma unidade de produção de fármacos para combate a tumores e à anemia falciforme no município do sudoeste baiano.

Sairão da fábrica, subsidiária da Bahiafarma, fármacos para tratamento de tumores (tamoxifeno e capecitabina) e da doença falciforme (hidroxiureia), para atender à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o País. Também está prevista a exportação desses medicamentos para a América Latina. Estima-se que sejam criados 300 postos de trabalho diretos na unidade.

“O acordo é mais um passo no processo de expansão da Bahiafarma como um centro indutor de um pólo industrial farmoquímico e biotecnológico no Estado”, diz o diretor-presidente do laboratório público baiano, Ronaldo Dias. “Além de representar a ampliação dessa indústria no Estado, a produção desses medicamentos vai significar, para o SUS, sensível redução de custos para sua aquisição.”

“Além disso, serão criados empregos qualificados no interior da Bahiafarma, haverá domínio local de um processo tecnológico avançado e estratégico e o Estado passará a ter uma nova e importante fonte de receita, contribuindo, ainda mais, para a descentralização do Complexo Industrial da Saúde no País”, ressalta Ronaldo Dias.

Sesab Ascom

Notícias relacionadas