Notícias /

IV Mostra de Pesquisa do HGCA reúne estudantes, professores e profissionais de saúde

22/08/2016 14:59

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através do Núcleo de Gestão do Trabalhador e Educação na Saúde (Nugets), em parceria com instituições de ensino superior conveniadas ao hospital, realizaram entre os dias 15 e 18, a quarta edição da Mostra Integrada de Pesquisa do HGCA. De segunda a quarta-feira, foram realizados mini cursos no auditório do HGCA, e na quinta-feira (18/08), uma conferência no auditório do SEST/SENAT reuniu estudantes, professores e profissionais de saúde.

A abertura contou com a presença da cantora feirense Paula Sanffer, destaque do The Voice Brasil, que emocionou a todos com sua voz ao cantar o Hino Nacional e outras canções. A palestra do professor Eurelino Teixeira Coelho Neto, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), marcou o inicio da confêrencia, que destacou a importância de se preservar o Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS é uma conquista do povo brasileiro e é imprescindível que seus atores diretos lutem por sua preservação”, disse professor Eurelino.

Na opinião de José Carlos Pitangueira, diretor-geral do HGCA, a Mostra de Pesquisa é sem dúvida o maior evento do Clériston Andrade e deverá continuar sendo realizado anualmente. “Somos um dos melhores campos de pesquisa na área de saúde de Feira e região, por isso a importância de todas as instituições de ensino superior conveniadas ao HGCA se envolverem neste encontro”, disse Pitangueira.

Para Evanice Lima, coordenadora da IV Mostra de Pesquisa do HGCA, o evento deste ano demonstrou que com a união da equipe organizadora, o evento tem se consolidado. “Foi um belíssimo encontro este ano, recorde de público e de trabalhos inscritos. Só temos que comemorar, pois todo nosso esforço em ver as produções cientificas feitas no HGCA sendo divulgadas se concretizou de forma brilhante”, afirmou Evanice.

O evento contou com a presença de Maria Claudina Gomes de Miranda, representando o governo do Estado; de Shirley da Silva, representando a Escola Estadual de Saúde Pública/Bahia, além de diretores e professores das instituições de ensino superior conveniadas ao HGCA, estudantes, professores, funcionários do hospital, o deputado Zé Neto, e outras autoridades políticas de Feira e região. O evento contou ainda com a participação do grupo de percussão Afro Pop.

Veja a relação dos trabalhos premiados na IV Mostra de Pesquisa do HGCA:

Pôster:

1º lugar – Produção do cuidado em mulheres em situação de violência: o hospital enquanto lugar de (des) cuidado

2º lugar – Estresse no processo de trabalho da enfermeira na unidade de emergência hospitalar

3º lugar – Estudo de caso sobre paciente portador de síndrome colestática

Comunicação oral:

1º lugar – Perfil ergonômico dos enfermeiros de um hospital público de Feira de Santana – Ba

2º lugar – Aceitabilidade de dietas ofertadas em um hospital geral e fatores associados

3º lugar – Perfil das hematotransfusões em um hospital geral público no Interior da Bahia

Fonte: Ascom/HGCA.
Clériston Andrade/mostra4

Notícias relacionadas